"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

sexta-feira, 14 de março de 2008

O desafio de não se calar



O artigo que segue abaixo nos foi enviado pela leitora assídua desse blog, *Silvia Pina. Levando em conta os argumentos tão espontâneos resolvemos transcrevê-lo na integra para a apreciação dos nossos leitores.

O desafio de não calar



Em um país que vive em meio a situações conflitantes, desfalque aqui, suborno acolá, senador corrupto absolvido e outras coisa que nos fazem pasmar, paramos para pensar e chegamos a conclusão que a injustiça e a impunidade imperam. Mas por quê? Por que será que a injustiça e a impunidade têm que dominar? Por que temos que viver no meio de tudo isso quietos e acomodados? A resposta é simples: porque aquelas pessoas que vivem de forma correta e que gostariam de ver a justiça ser aplicada retamente silenciam.
Uma frase marcante de Martin Luther King (foto) diz o seguinte: “O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
O silêncio dos bons! Este custa muito caro. Custa as verbas disponibilizadas para educação que não são usadas corretamente. Custa a falta de assistência social a tantas crianças que estão pelas ruas. Custa a falta de assistência médica, o fechamento de hospitais, a miséria. Custa tanto que não teríamos como enumerar as conseqüências causadas por ele. Diante disso aparecem outras questões: por que silenciar? Por que agir como mero expectador deixando que sobressaia “o grito dos violentos, dos sem caráter, dos sem éticas”? Enquanto “os bons” estão a silenciar eles estão a deixar ecoar seus gritos. E esses gritos ecoados são nada mais nada menos emitidos para intimidar os que silenciam e fazer que o silêncio continue. Na verdade são gritos temerosos, por saber que se o silêncio for rompido eles já não mais terão forças e estarão fadados ao fim, não terão como vencer.
Por fim eis um desafio: romper o silêncio dos bons. Fazer ouvir a voz daqueles que, inconformados com a situação vigente, querem ver mudanças, uma sociedade melhor e mais justa.

* Silvia Pina, é professora da rede Pública de ensino, e Psicanalista.

9 comentários:

SouMusic disse...

Muito Bom!!!!

Acho que esse artigo poderia perfeitamente está na pagina de um jornal ou revista, onde pudesse ter bastante visibilidade. Não devia se limimtar a blogesfera.

Kra, peço que parabenize por mim a autora do texto.

Vlw!!!

http://jukeboxmix.blogspot.com/

Nati. Nah. Natália Siqueira ; disse...

Otimo texto, muito bom mesmo!
Condiz a total realidade e "toca" um pouco na ferida de todos nós, que muitas vezes nos calamos, por comodismo ou outros motivos, silencio que deve acabar para que mudanças ocorram.

Meus parabéns a autora.

Dr. Spock disse...

LEgal o texto da sua leitora...
receber opiniões dos leitores é gratificante pra continuar com a atividade de blogar, pelo menos pra mim, neh...
abraço

eduardinh0 disse...

ótimo texto, muito bom mesmo

mickey disse...

gostei bastante do artigo, ele deveria ser bastante divugado como dise nosso amigo aki


mas ta vlwndo


passa no meu dpois

Stefanelli 2000 disse...

obrigado pela visita e pelo elogio,gostei muito tb do lay out do seu blog...ja te adicionei nos blogs parceiros!!! a parceiria esta completa (so falta vc me adicionar)
seremos grandes companheiros!!

www.stefanelli2000.blogspot.com

Euzer Lopes disse...

Este texto todo me fez pensar numa única frase: "quem cala, consente"

E quem consente, será que é bom?

Robinson J. De Souza (Roberas) disse...

Olá parceiro...paz e bem pra ti!

Obrigado pela indicação do meu blog no seu...
Estarei fazendo referência do seu tb, ok?

Continue na luta

grande abraço

Robinson

Computadores disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Computador, I hope you enjoy. The address is http://computador-brasil.blogspot.com. A hug.