"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

35ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras fará parte do Verão Sergipe


O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a prefeitura de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe, realiza a 35ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras. Há 34 anos, a cidade de Laranjeiras é palco de um dos mais importantes eventos culturais do Estado. O Encontro Cultural de Laranjeiras surgiu a partir de uma quermesse criada para angariar fundos com a intenção de ajudar a população mais necessitada da cidade. Nesta quermesse, ocorria a exposição e venda de artesanato, apresentação dos grupos e venda de comidas típicas e lanches.

Foi a partir desta ideia que formalizou-se, no mês de janeiro, coincidente com a festa de Santos Reis, o Encontro Cultural de Laranjeiras, evento que reúne estudiosos, pesquisadores e brincantes populares de todo o país. A cidade tem sediado durante 34 anos ininterruptos o evento, que tem como enfoque principal a cultura popular.

O Encontro Cultural de Laranjeiras faz parte da programação do Verão Sergipe desde a última edição, em janeiro deste ano, trazendo uma vasta programação lúdica e cultural. Para a edição de 2010, o Encontro traz eventos realizados tradicionalmente nos últimos anos, como o simpósio, que acontecerá nos dias 07 e 08 de janeiro, no Campus da UFS de Laranjeiras, e que discutirá temas relevantes acerca do desenvolvimento e sustentabilidade da cultura no nosso Estado.

O simpósio é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe, e é um evento aberto a todos. Para participar do simpósio, basta se inscrever de 04 a 06 de janeiro na Secult (Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, São José), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Assessoria Cultural, ou no dia 07, no horário e local de realização do evento.

Além da realização do simpósio, as ruas de Laranjeiras serão tomadas por diversas apresentações dos grupos folclóricos do Estado, e o evento também conta com uma grande novidade: a arena multicultural. Esta arena será montada nas cidades de Laranjeiras e Atalaia Nova e terá apresentações de dez artistas dos variados segmentos culturais do Estado. Para finalizar as noites do Encontro, haverá no dia 08, a apresentação musical dos artistas Amorosa, Vanessa da Mata, e Olodum, e no dia 09, Antônio Rogério e Chico Queiroga, e Lenine.



Fonte: FAXAJU

Um comentário:

Edson Araujo disse...

Deve haver alquem ou algum gropo enteresado en revitalizar O encontro Cultural de Larajeiras,para não acontecer o mesmo que o Encontro Cultural de São Cristovôa, ha muinto seputado sem direito nem si quer a esumação,para se apurar a causa.