"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

terça-feira, 2 de março de 2010

Depois da França a Suíça será o novo destino de Nogueira

(Nogueira durante visita a Paris)

O artista plástico laranjeirense Ednaldo Nogueira continua sendo um caso exemplar nas artes plásticas sergipana. Depois de Madri, Paris, o destino do artista será a Suíça, Portugal e Irlanda. Segundo ele tem recebido muitos convites, mas irá atender um por um, o primeiro será a Suíça com previsão para junh/julho.

Nogueira é um daqueles artistas que vivem para a arte, se lança para e pela cultura para fazer conhecida a sua terra natal, Laranjeiras. Luta pela valorização dos artistas da terra.
Recentemente recebemos do artista um manifesto, o que ele prefere chamar de ‘Projeto Proposta’ para a construção de uma Galeria de Artes em Laranjeiras, a qual se chamaria de ‘Horácio Hora’. Com a construção de tal galeria ele julga que será o primeiro passo para o desenvolvimento cultural, cientifico e pedagógico de Laranjeiras.

Uma idéia que parte de alguém que conhece, vive e trabalha em prol da arte. Vindo de um artista nato, a sociedade, o governo municipal e os artistas devem abraçar essa idéia. Nós conversamos com Nogueira durante uns 30 minutos, e não percebemos nenhum foco de individualismo, ele sempre foca o coletivo, sempre pensa nos artistas.

Ele eleva o nome de Laranjeiras ao retratar como ninguém a riqueza cultural do Vale do Cotinguiba. Deste modo, o Cacumbi, a Chegança, o Lambe - Sujo, a Taieira, o São Gonçalo e tantas outras manifestações populares fazem parte de suas telas. A Suíça assim como a França e Madri, vai se encantar com tamanha habilidade e perfeccionismo do artista laranjeirense.

Torcemos pelo artista Nogueira, pois esse levará o nome da “Athenas sergipana” á Suíça. Que ele continue nos representando em todos os lugares por onde passar, mas, esperamos que Laranjeiras reconheça nele o talento que outros países já reconheceram.

Um comentário:

Ednaldo disse...

Meu amigo irmão Emerson, com a sua atitude genial, Laranjeiras prova que é o verdadeiro berço da Cultura sergipana.
Continue sempre assim, valorizando os artistas da terra.

Em busca do reconhecimento vou Pintar até morrer!

Ednaldo Nogueira

Um amante das Artes!