"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Detran flagra duas pessoas em tentativas de fraudes

O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE, por meio da Coordenação de Exame Teórico, registrou duas tentativas de fraude durante a triagem para realização das provas teóricas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, nas últimas duas semanas.

O primeiro caso aconteceu no dia 26 de outubro, às 15h30, na sede da autarquia. Um homem, de 28 anos de idade, tentou fazer a prova escrita no lugar do primo. Para tanto, falsificou o documento de identificação do parente, colocando uma foto sua sobre a original. Policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito – CPTran - foram acionados e prenderam o acusado em flagrante. O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia Metropolitana.

O segundo caso aconteceu na última sexta-feira, 4, por volta das 7h40, também na sede do Detran. Segundo informações do Coordenador de Exame Teórico, José Fernando Filho, um homem tentou se aproveitar da semelhança física com o candidato, se passando por ele para arriscar responder às questões da prova teórica. O acusado foi preso em flagrante por uma equipe da CPTran e encaminhado à Delegacia de Defraudações.

“Felizmente, nossos servidores estão preparados para lidar com esse tipo de fraude. Antes de entrar na sala para responder à prova escrita ou a eletrônica, o candidato passa por uma triagem em que vários quesitos são observados. Entre eles, características fisionômicas, assinatura e conservação do documento de identificação. Além disso, nós contamos com o apoio da CPTran, que toma todas as providências cabíveis em caso de flagrante”, enfatiza Fernando.

Crime de Falsidade Ideológica

Falsidade ideológica é um tipo de fraude criminosa que consiste na adulteração de documento, público ou particular, com o fito de obter vantagem - para si ou para outrem - ou mesmo para prejudicar terceiro.

O Crime de falsidade ideológica é figura tipificada no artigo 299 do Código Penal Brasileiro. Quando o documento objeto da fraude é público, prevê pena de reclusão de um a cinco anos e multa.



Fonte: Ascom Detran/SE

Nenhum comentário: