"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

LARANJEIRAS: ENCONTRO CULTURAL COMEÇA 2ª

Este ano, o diferencial é que a programação está dividida em circuitos culturais: folclórico, de artes cênicas, musical, de oficinas e de exposições.

Contagem regressiva para a 37ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras. Com o tema ‘Patrimônio Cultural, Consciência da Preservação’, o evento começa na próxima segunda-feira, 2, e segue até o dia 8 de janeiro. Este ano, o diferencial é que a programação está dividida em circuitos culturais: folclórico, de artes cênicas, musical, de oficinas e de exposições. Além disso, novas atividades foram implantadas, como o Café Cultural, que fará a abertura das oficinas, das exposições e dos lançamentos literários.
 
Outra ação será Festival da Juventude, que contará com palestras, exibição de filmes, exposições e apresentações culturais com o tema ‘Juventude: Nosso Patrimônio’. A sensibilidade do olhar dos fotógrafos, amadores e profissionais, ganhará espaço com o concurso ‘As cores do encontro cultural’, que selecionará as 30 melhores imagens do evento. O sincretismo religioso é um ponto alto do encontro, com a coroação da rainha das taieiras e com a procissão dos Santos Reis.

Ações da Secult
Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Simpósio, que acontece nos dias 5 e 6, terá painéis e palestras ministradas por acadêmicos e mestres da cultura popular, o que proporciona a união de vários discursos sobre o patrimônio cultural com o tema conscientização e preservação.

Além disso, o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe, convocado pelo município de Laranjeiras, buscará integrar e fortalecer as políticas municipais de cultura do estado, promovendo uma construção de uma agenda comum.

As unidades da Secult localizadas em Laranjeiras também terão programação especial. No Museu de Arte Sacra, haverá a exposição de arte popular sacra, com ‘Devoção’, do escultor Beto Ribeiro. No mesmo local, o grupo Terpsícore de danças antigas fará, no dia 7, às 16h uma apresentação.

Já no Museu Afro-brasileiro de Sergipe, o público terá acesso a exposição ‘O ritual de oferenda na umbanda e o culto a natureza – processos de significação’, e poderá assistir no penúltimo dia do evento, às 17h, a apresentação do grupo de capoeira de Laranjeiras.

A Casa de Cultura João Ribeiro não poderia está de fora desse encontro tão importante para a cultura sergipana. No espaço, o público poderá prestigiar a exposição do acervo do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe, denominada ‘Antônio Alves de Bragança: a saga da ciência em Sergipe’.

Confira a
programação do Encontro Cultural e participe desta festa.




Fonte: Faxaju

Nenhum comentário: