"O que importa a surdez dos ouvidos quando a mente escuta? A única surdez verdadeira, a surdez incurável, é a surdez da mente". - Victor Hugo

sábado, 14 de janeiro de 2012

CONCURSO DE POESIA - Edição 2012

Movimento Cultural Brasil Casual
Seção Literária do Jornal O Liberal
CONCURSO DE POESIA - Edição 2012
Apoio Cultural: 
Alfama Cursos (Aracaju)
Federação Brasileira dos Alternativos Culturais (São Paulo)
               Associação Internacional Poetas Del Mundo (Consulado sergipano)
                 Movimento Cultural Internacional A Plêiade­ (Aracaju) ­ 

A Coordenação do Movimento Cultural Brasil Casual lança nesta data o CONCURSO DE POESIA - Edição 2012, que selecionará os melhores textos, observadas as especificações constantes deste Edital.
O prazo de inscrição para a participação no CONCURSO é até 30 de Maio de 2012, mediante o encaminhamento das obras literárias à Coordenação Geral do Concurso, conforme disposto no item 2 deste Edital.

1 DO OBJETO
1.1. O presente Edital tem como objeto a seleção de obras literárias, na modalidade Poesia, observadas as especificações abaixo, objetivando selecionar e destacar os trabalhos com maiores qualidades literárias.
1.2.  A  taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais) POR CADA 2 TRABALHOS ENVIADOS. O limite por participante é de 4 poesias.
1.3.  Os trabalhos terão TEMA LIVRE.
1.4.  Os trabalhos não precisam ser inéditos.

2 DAS INSCRIÇÕES
2.1   A inscrição no Concurso dar-se-á mediante encaminhamento das obras literárias ao endereço:

A/C Emerson Maciel Santos
Av. Augusto Franco, 3753. Edifício Lyon 801
Bairro: Ponto Novo
Aracaju – SE CEP: 49047-040

2.2 As inscrições só serão recebidas pelo correio até o prazo estabelecido, considerando, para tanto, a data de postagem dos correios.
2.3 Cada participante poderá inscrever até 4 (quatro) poesias, sendo vedada a participação de coautoria.
2.4   No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar, além do comprovante da inscrição (depósito no Banco do Brasil – ag. 3546-7 conta 29641-4, em nome de Luciana Novais, ou na Caixa Econômica Federal – ag. 2186 conta 1332-3 poupança, em nome de Emerson Maciel Santos, se achar mais prático, poderá ser enviado o valor em espécie em um envelope menor a parte), o trabalho em 3 (três) cópias impressas, na seguinte formatação: papel A4, fonte 12 (arial ou times new roman) com no máximo 30 versos (linhas).
2.5   Os trabalhos deverão ser enviados em envelope grande que deverá conter também um envelope pequeno lacrado e em seu interior uma folha A4 contendo: Nome, Pseudônimo, Data de Nascimento, Endereço Completo, E-mail, Telefones e uma mini-biografia. No Exterior desse envelope menor deve constar apenas:

Ø  Títulos do(s) trabalho(s)
Ø  Pseudônimo do autor

Obs.: As obras não poderão ter identificação de autoria, sendo que no rodapé da página deverá constar apenas o pseudônimo do autor. No exterior do envelope maior pode constar identificação.

2.7 Logo após o certame as obras literárias inscritas não serão devolvidas, sendo incineradas após o encerramento do concurso.
2.8   É responsabilidade exclusiva do autor inscrito a observância e regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais.

3 DA PARTICIPAÇÃO

3.1 O CONCURSO DE POESIA do Movimento Cultural Brasil Casual - Edição 2012 é de abrangência internacional e aberto a todo escritor que produza em língua portuguesa.
3.2. É vedada a participação dos membros da comissão organizadora e julgadora.
3.3   Os autores deverão ser maiores de 18 anos de idade.

4 DO JULGAMENTO

4.1   Os trabalhos inscritos serão submetidos, para análise e julgamento, à Comissão Julgadora constituída por pessoas com reconhecida capacidade intelectual, cuja decisão será soberana, não cabendo qualquer recurso quanto aos resultados por ela apontados.
4.2 Os nomes dos integrantes da Comissão Julgadora serão revelados somente na data da divulgação dos resultados.
4.3 Os textos serão julgados com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica do texto e domínio da língua portuguesa.
4.4   A Comissão Julgadora poderá, a seu critério, conceder Menção Honrosa.
4.5 O resultado do Concurso será divulgado no periódico Jornal O Liberal e no endereço eletrônico: www.emersonmaciel.com.br.
4.6   Os autores classificados serão contatados através de correspondência pessoal.

5 DA PREMIAÇÃO

5.1 A premiação será de:
            1º prêmio: Kit Literário contendo Livro e Cd + 1 ano de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários) + Certificado;
            2º prêmio: Certificado + 6 meses de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários);
            3º prêmio: Certificado + 3 meses de assinatura grátis do Jornal O Liberal (com direito a publicação de trabalhos literários).

5.2   Menções Honrosas: Certificado.

6 DOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES

6.1 Aos Autores será assegurado o reconhecimento dos direitos autorais dos trabalhos premiados, atendendo às especificações contidas no item 6.2 deste Edital, permanecendo proprietário(a) de seus direitos para quaisquer outros usos que não os aqui especificados;
6.2 Os autores, ao se inscreverem no presente concurso, concordam com a cedência de nome e imagem ao Movimento Cultural Brasil Casual para fins promocionais deste certame.
6.3   À Comissão Organizadora compete promover a divulgação deste Edital nos meios de comunicação e no endereço eletrônico www.emersonmaciel.com.br e no Jornal O Liberal e publicar os resultados dos textos selecionados pela Comissão Julgadora, de acordo com as especificações constantes neste Edital.

7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1   O ato de inscrição implica no conhecimento e concordância com os termos do Concurso estabelecidos no presente Edital, sendo que os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora.
7.2   Eventuais pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados ao endereço eletrônico contato@emersonmaciel.com.br
7.3   O descumprimento das obrigações e regras constantes do presente Edital, pelos participantes, implicará na eliminação imediata desses do certame.

Aracaju, SE 11 de Janeiro de 2012

Emerson Maciel Santos
Luciana Novais Maciel

5 comentários:

Brisa do Mar disse...

Olá!
Gostaria de saber se qq pessoa pode participar?

Brisa do Mar disse...

Olá!
Gostaria de saber se qq pessoa pode participar?

Anônimo disse...

e se uma pessoa menor de idade quisesse mandar será que poderia escrever e uma pesoa maior de idade se inscrever para mandar o trabalho?

Emerson Maciel disse...

Um pessoa de menor pode participar sim. Desde que com a autorização de um responsável por escrito.

Luciane Mari Deschamps disse...

Emerson, obrigada por passar em minha escrivaninha do Recanto das Letras e falar deste concurso literário.Estou divulgando aqui no sul para os poetas interessados participarem também. Sou vice-presidente da Associação dos Escritores dos Municípios da Grande Florianópolis e nosso principal objetivo é pportunizar às pessoas a publicarem seus trabalhos. Logo receberás meus poemas e, quem sabe, de outros catarinenses, para o concurso que vocês estão organizando e promovendo aí em Sergipe.
Acredito que logo serei eu e minha assistente a entrar em contato com a sua Academia para convidá-los a algo assim. Sonhar faz muito bem e nos impulsiona a viver. Parabéns, poeta,por não deixar as palavras presas na alma. Palavras são pássaros e querem voar.
Abraços literários,
Luciane Mari Deschamps
Vice-presidente da AESMGF